{Resenha} Eu sou o mensageiro- Markus Zusak

11:57



Título: Eu sou o mensageiro;
Ano: 2007;
Autor: Markus Zusak;
Editora: Intríseca;
Páginas: 318.

 Sinopse  Conheça Ed Kennedy: taxista, patético jogador de cartas, um desastre no amor. Mora numa casinha aligada com o seu cachorro viciado em café e está apaixonado pela melhor amiga. Seu dia-a-dia é uma rotina de incompetência, até que, sem querer, impede o assalto a um banco. Então recebe a primeira carta: um Às. É quando Ed se torna o mensageiro...
Escolhido para socorrer, ele segue seu caminho na cidade ajudando - e machucando (quando necessário) - até que resta apenas uma questão: Quem está por trás de sua missão? 




Resenha

Eu acabei de ler o livro e simplesmente amei, assim como A menina que roubava livros, não gosto de comparar obras mas dá para sentir uma diferença de maturidade entre os livros. 

Conta a história de Ed Kennedy, logo no primeiro capítulo está no banco quando ocorre um assalto, ele consegue evitar o assalto e a partir de então sua vida muda, ele começa a receber cartas de baralho com endereços de pessoas da sua cidade, ele fica assustado mas a curiosidade fala mais alto, sua vida se resume em trabalhar de taxista, jogar baralho com seus amigos e viver com o seu cachorro fedorento (é, o cachorro é bem fedorento e ama tomar café). 

Ed é um personagem muito próximo ao leitor, não sei se é porque o livro é narrado em 1° pessoa ou ele acaba passando por situações quem que o leitor pensa: ''ei! já passei por isso''. Ed mora sozinho em seu apartamento com o seu cachorro que foi a única coisa de herança que seu pai deixou. Sua família não mora mais na cidade, só sua mãe que é uma daquelas que só sabe gritar e brigar então o relacionamento deles não é um dos melhores.Tem um amor não correspondido, quando terminou a faculdade aceitou o primeiro trabalho que lhe ofereceram e se considera o  maior exemplo de mediocridade.
 Admita, esse é o tipo de livro que muita gente tem medo de ler por estar relacionado nem que seja um pouco á sua vida, nos casos de brigas familiares, amor não correspondido ou até por seu autoestima andar muito baixo ultimamente.

As tais cartas que ele recebe são Ases de baralho, que como já foi dito tem nomes o endereços de pessoas e que de uma certa forma ele tem que ajudar. E a cada experiência com essas cartas ele acaba recebendo uma mensagem para sí mesmo. O que ele tem que fazer são as coisas mais simples mas que podem ter um significado muito grande como por exemplo tomar chá com alguém ou dar um sorvete á uma pessoa.Esses gestos mais simples dá uma mudada na vida do Ed e das pessoas a quem ele está ajudando.

Acho que a principal mensagem do livro é mostrar a evolução dele, de um cara que nunca parou para pensar em sí mesmo ou nas pessoas em volta e até nos desconhecidos para alguém que começa a se livrar das próprias amarras e olhar o mundo ao redor. 
Bem,acho que já dei uma boa idéia sobre o livro, ele é super incrível e que ao longo dele nós nos perguntamos: ''Quem será que está mandando essas benditas cartas?'' ''Será que ele vai deslanchar com a Audrey?'' (não é spoiler até porquê está na sinopse).

O livro também me conquistou pois em praticamente todas as páginas têm frases memoráveis e eu até me perguntei se seria algum tipo de auto-ajuda rsrs, mas não é. Tem uma leitura leve, tranquila mas não banal. 

Uma das frases que mais gostei e que vou encerrar com ela é essa:
''As vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Não pelo que dizem. Só pelo que são.''



Ray

Você poderá gostar também

2 comentários

  1. Achei esse livro fantástico. Traz uma mensagem linda e importante. Um dos meus preferidos!

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro realmente traz uma linda mensagem, é bacana quando o leitor capta a mensagem que o escritor quer passar. :)

      Excluir